quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Realizando sonhos

Conquistar seus projetos parece mais fácil e possível quando se conhece a história de pessoas que chegaram lá, oriundas de condições tão difíceis ou mais desafiantes que a sua. Aumentamos nossas referências e ficamos mais encorajados e confiantes em seguir adiante.
No entanto, muitas vezes, o maior desafio é conseguir suportar a pressão cotidiana da jornada e lidar com as adversidades encontradas pelo caminho, tais como falta de recursos, falta de apoio, a precariedade em aspectos básicos, como, por exemplo, o transporte público bovino e a indiferença ou hostilidade com que somos tratados quando ainda não conquistamos credibilidade e referência no mercado.

Lembro-me que, aos 20 anos de idade, estava para me casar e tentava alugar um apartamento simples num local mais próximo do trabalho a fim de deixar de fazer mais de duas horas de viagem todos os dias pela manhã. Sentia-me ignorado e subestimado pelo tratamento recebido nas imobiliárias que consideravam insuficientes os meus documentos e não me recomendavam para os proprietários.
Hoje entendo que as garantias dadas pelas leis aos inquilinos que não pagam o aluguel, aliada à demora do sistema judiciário brasileiro, fazem com que seja grande e custoso o transtorno de um proprietário para retirar um inquilino de seu imóvel. Por isso, os donos de imóveis ficam extremamente precavidos com os que ainda estão começando a vida e não podem oferecer garantias.
Conhecendo mais sobre a vida, digo que não adianta ficar revoltado pelos obstáculos que encontramos entre onde estamos e onde queremos chegar. Se as regras do jogo são essas, o jeito é se adaptar e encarar com disposição as dificuldades do caminho, sem perder tempo se lamentando.

O que fazer para transformar sonhos em realidade?

Saber gerenciar suas emoções e não permitir que essas o sabotem é fundamental para seguir pela dura caminhada em direção à realização de seus sonhos. Haverá momentos em que você vai querer abandonar tudo.
Suas emoções são seu melhor amigo ou o mais eficiente de seus inimigos. Ansiedade, medo, frustração, preguiça, revolta, complexo de inferioridade, são apenas alguns exemplos do quanto suas emoções podem dificultar os seus sonhos.
Por outro lado, adaptabilidade, disposição, persistência, saber o que quer e o que não quer, são algumas das atitudes que podem lhe ajudar a atravessar áridos terrenos sociais.
Suas emoções estão a seu favor ou prontas para lhe imobilizar e lançar no coitadismo. Se você for por esse caminho, não faltarão os que vão lhe apoiar, alimentando sua revolta e recrutando para o exército dos descontentes e injustiçados, que muito reclamam e pouco conseguem.
Use sua inteligência emocional como bússola para guiá-lo em direção aos seus objetivos!

Quando você está no meio da jornada, saiba diferenciar o que é o definitivo e o que é provisório. Para explicar isso, eu gosto de dar o exemplo do cheque pré-datado.
Imagine que você receba um cheque de 10 milhões de reais pré-datado para 10 anos. Um cheque que você tenha a certeza de que será compensado. Faço, então, a pergunta: você é milionário hoje ou daqui a 10 anos?
Apesar de não ter o recurso de forma imediata, tecnicamente você já é milionário, ainda que durante os próximos anos ainda tenha que lidar com a cobrança de seus credores, com a escassez e limitações. No entanto, o que pode dar um outro enfoque é a consciência de que as privações são temporárias. É como se uma blindagem emocional funcionasse como um anestésico para situações que, em outras condições, seriam de grande estresse, simplesmente pela certeza de que seu cheque pré-datado será compensado e toda privação será eliminada.
Quando se tem um projeto e toma-se a decisão de trabalhar forte para realizá-lo, cabe a você ter e manter a convicção de que toda dificuldade que esteja vivendo será temporária. Quem está decidido a fazer acontecer acredita que é apenas uma questão de tempo chegar aonde deseja. A partir desse momento, o ônibus cheio, os que lhe criticam, a falta de recursos e facilidades, tudo isso passa a lhe incomodar menos, pois é encaminhado para a pasta de “Provisório” e trocado pela convicção de que um dia tudo isso será superado.

Foco, força e fé.

Melhor alguns poucos sonhos realizados do que muitos sonhos frustrados!

Adaptação do texto de Flávio Augusto, do blog Geração de Valor
http://geracaodevalor.com/blog/um-texto-para-quem-acha-que-caminhada-esta-dificil 

Imagem: geracaodevalor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inspire-se a(o) comentar !