segunda-feira, 28 de março de 2016

Leve vida leve

"Eu resolvo nunca fazer qualquer resolução porque todas as resoluções são restrições do futuro. Todas as resoluções são prisões. [...] Resolução é luta. Resolução é ego. Resolução é dizer: Eu não posso viver de forma espontânea. E se você não pode viver de forma espontânea, você absolutamente não vive – você só finge."
Osho

Você já percebeu que algumas pessoas parecem ter um imã que atrai gente legal, são cheios de amigos e de boas histórias pra contar... e o contrário também é verdadeiro?

A diferença pra mim é que uns vivem carregando todo o peso das escolhas, sem vontade ou coragem de arriscar novos caminhos. Esse tipo de gente leva a vida como se fosse uma luta! Enquanto outros deixam que a vida os leve, dão espaço para a própria autenticidade, evitando culpas e ressentimentos, não gastando muito tempo remoendo medos e lamentações sobre erros e imprevistos.

Estes últimos são mais amorosos, simples, diretos, evitam julgamentos e pessoas negativas. Vivem abertos, por isso não restringem as possibilidades do futuro e, com isso, aproveitam melhor o presente! E é lógico que é agradável estar perto de gente assim!

Parece irreal ou distante? Sim, parece. Afinal, problema todo mundo tem. E é normal passar por tristeza ou ressentimento. Porém, carregar e nutrir sentimentos negativos, como se a experiência ruim fosse um certificado de sua capacidade e mérito para dar "conselhos" sobre a vida dos outros, só fortalece o ciclo vicioso da falta de perspectiva.

Vamos jogar fora de vez nossos pesos?
O caminho da meditação nos ensina a viver o agora, sem preocupação com o que virá amanhã, e entender e aceitar o que somos.

Quando medito, minha percepção do tempo fica melhor, consigo aproveitar e fazer mais coisas dentro de um dia, com mais qualidade também. E, com isso, ter mais resultado naquelas coisas que demandam maior dedicação. Quando paro tudo e organizo a minha casa interior, ao contrário de diminuir o tempo do meu dia, faz com que ele renda mais!

Sair do automático é usar a sua inteligência a seu favor. E não só a inteligência racional, mas a corporal, a emocional e a espiritual. É perceber como cada célula do nosso corpo trabalha em harmonia com a consciência universal e sentir-se parte disso. E como parte do todo, sentir-se capaz de ir ao encontro dos nossos desejos mais profundos e verdadeiros – aqueles que trazem a felicidade!

"A meditação é o ápice do amor: não o amor por uma única pessoa, mas o amor pela existência como um todo. Para mim, a meditação é um relacionamento vivo com a existência que nos cerca. Se você for capaz de se apaixonar por qualquer situação, então estará praticando a meditação."
Osho

Adaptação da postagem do blog Experimente Meditar
http://experimentemeditar.blogspot.com.br/2010/12/vida-leva-vida-leve.html