sábado, 28 de maio de 2016

ViVer

Minha viagem 

Todos os dias há situações e pessoas negativas em volta da gente dizendo que nosso sonho é loucura e que devemos manter os pés no chão. Você já escutou algo do tipo: – Onde já se viu viajar com pouco dinheiro e sem rumo? Isso é fugir da vida real!.

Mas qual é a vida certa? A que disseram pra você seguir e engolir? Nascer, crescer, estudar o que definem, trabalhar onde não se realiza para comprar um monte de coisas que depois percebe não fazer muita diferença?
Reconheço a diferença do que pode ser a vida e do que ela é. Porém, se abdicarmos de nossos sonhos, o que seremos? Então qual o sentido disso tudo? Por isso pergunto: você está vivendo pra quem? Você está vivendo pra quê?
Não quero vender utopia pra ninguém. Há sim necessidades e responsabilidades, pessoas dependendo de muito suor e pouco salário para satisfazer suas necessidades, presas ou acomodadas em funções não desejadas. Mas não dá pra equilibrar?

Não desci de uma nave espacial ou tive uma vida confortável onde é fácil apontar e opinar. Sei o que é passar fome, sei o que é trabalhar mais de oito horas por dia e ter quase nada no final do mês! Esse é o meu valor? Esse é o meu limite máximo sobre esse chão? Tudo isso pra escutar que sonhos tem validade e não posso ser o dono da história da minha vida? Tive que ser adulto quando fui criança, então não me venham dizer que é uma fase adolescente que estou vivendo e um dia vai passar.
Cansei e me joguei na estrada pra conviver com gente boa pelo caminho e encontrei pessoas dispostas a parar suas vidas para me ajudar, mesmo sem eu ter pedido!

Se a vida está uma merda transforme-a em adubo, plante as sementes que deseja para talvez colher bons frutos lá na frente, mas não tão lá na frente porque talvez o futuro não exista e seja uma mentira que inventaram pra que não nos preocupemos com o que realmente é benéfico para nossa existência agora. 

Se ser alguém na vida é viver de uma forma menos bruta e competitiva, valorizando as boas relações, então estou chegando lá! Tornei-me alguém na vida quando voltei a acreditar em mim e em pessoas boas espalhadas pelo mundo. Tornei-me alguém quando subi na montanha guiado por novos amigos; nas conversas descompromissadas com velhinhos na calçada; quando estive perdido no deserto, sem nenhum centavo e esperando o vento passar, e ganhei uma carona de gente disposta a ajudar um desconhecido. E mesmo que tudo isso não me torne melhor ou que essa não seja a receita da felicidade eterna, posso garantir que fiquei mais forte pra sentir que quem tem o direito de viver por mim sou eu mesmo.

Se você partir pra sua jornada, seja viagem ou não, incentive quem está querendo fazer também. A riqueza da solidariedade é diferente do acúmulo de dinheiro: quanto mais se divide mais se ganha! Que vivamos os nossos erros e doa na carne se for o caso, pois é melhor do que sofrer pela falta de coragem ou pelas escolhas que não fizemos por comodismo.
Não estou preocupado em como vou morrer, meu medo é de morrer sem viver!

Adaptação da postagem do blog Vagabundo Profisional
http://vagabundoprofissional.com.br/voce-esta-vivendo-para-quem 

Imagem: vagabundoprofissional.com.br
Foto: Bruno Carmona